Descubra a rica cultura das maçãs de São Joaquim e como ela inspira os nossos espaços de hospedagem na Pousada Maçã Araucária. Saiba mais sobre as variedades Fuji, Gala e Verde.

São Joaquim é reconhecida nacionalmente pela produção de maçãs, o que rendeu a ela o título de Capital Nacional da Maçã, mas você sabe qual é a maçã mais plantada por lá? Continue lendo e descubra! 🍎

A Maçã Fuji é a mais produzida na região, ela foi introduzida na área ainda na década de 1970, a partir de uma política pública de fomento à produção de frutas de clima temperado. Originária do Japão, esta era cultivada nas colônias japonesas implantadas na região na mesma época. A maçã Fuji tornou-se o produto principal para a economia local.

 

O reconhecimento da qualidade da maçã produzida na região, fez com que São Joaquim fosse reconhecida nacionalmente, a ponto de garantir à cidade o título de capital brasileira da maçã. Esta, apresenta alto grau de adaptabilidade às condições da região, o que resulta em características diferenciadas na qualidade dos frutos em comparação às demais regiões produtoras deste segmento.

Por esse motivo, a região conquistou o Selo de Indicação Geográfica (IG), que remete à localização de origem e às condições especiais da fabricação de produtos, permitindo que os consumidores tenham a certeza de que estão adquirindo um produto diferenciado pela qualidade da sua procedência, além de valorizar a cultura local e fomentar atividades turísticas. A conquista de indicação geográfica destaca que a maçã Fuji produzida na região é diferenciada das outras produzidas no país, valorizando sua história e características únicas. 

 

Além do título de Capital Nacional da Maçã e Capital Catarinense dos Vinhos Finos de Altitude, São Joaquim acumula certificações que comprovam a qualidade de seus produtos, como o queijo artesanal e o melhor mel do mundo.

No verão, quem visita a cidade pode passear pelos pomares, contemplar a paisagem e colher o fruto do pé. No outono, a Festa Nacional da Maçã conta com uma longa lista de atrativos e produtos da gastronomia local. Já no inverno, quando as macieiras perdem as folhas, o município se transforma pelas lindas paisagens geladas. Na primavera, a cidade se enche de flores, quando acontece a florada da maçã e das cerejeiras.

 

E você, já conhece os encantos de São Joaquim? ❤️